Blog

Paranavaí Anos 60

Blog - Paranavaí Anos 60

Convite Paranavaí 60 anos

O Shopping Cidade receberá a exposição de fotos “Paranavaí 60 anos”, em celebração ao aniversário de Paranavaí, comemorado no dia 14 de novembro. As fotografias estarão expostas nos três pisos, de 03 a 20 de novembro, durante o horário de funcionamento do Shopping.

O objetivo da Exposição é proporcionar aos moradores da cidade contato com a história do município. “Essa será uma oportunidade de prestigiar os valentes desbravadores desta Terra, com uma Exposição de fotos que retratam o histórico da cidade”, diz a superintendente do Shopping Cidade Paranavaí, Mariliza Souza.

Ao todo serão 90 fotos, que fazem parte dos acervos do jornal Diário do Noroeste e do Museu Histórico de Paranavaí, por meio da prefeitura de Paranavaí. Os registros são de famílias pioneiras que desbravaram matas e enfrentaram as diversidades para povoar Paranavaí e trazer o desenvolvimento para toda a região.

Os descendentes dessas famílias preservaram importantes registros que compõem a memória de Paranavaí, como o fotógrafo Toshikazu Takahashi, os jornalistas Bogoni, a direção do Colégio Paroquial, além de outras famílias pioneiras que cederam fotos antigas que foram scaneadas e, dentro das limitações gráficas, ampliadas. “Será um passeio nostálgico sobre Paranavaí”, explica Mariliza.

Histórico
A história de Paranavaí teve início no começo século passado. Nesse período, toda a região do Vale do Ivaí era completamente despovoada, coberta de matas virgens, constituída de terras devolutas de propriedade do Estado. A cidade é uma imensa zona situada a noroeste, na bacia dos rios Paraná e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul.
Após vários estágios, foi a partir de 1930 que o povoamento deslocou-se rapidamente para a Fazenda Velha Brasileira (atual zona urbana de Paranavaí), cujas terras virgens e férteis proporcionaram o plantio de um milhão de cafeeiros.
Só em 1946 a Fazenda Brasileira recebeu o nome de Paranavaí, passando a ser Distrito de Mandaguari. No entanto, o município foi criado com o desmembramento de Mandaguari, pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, e solenemente instalado em 14 de dezembro de 1952.

 

Categoria: Uncategorized
  • Osvaldo Del Grossi diz:

    Foi sugerido pelo Eliomar fazer uma visita a exposição no sábado na oportunidade que formos fazer a caminhada.
    Gostei da idéia. Imagino que esta exposição vai ser linda…
    vamos viajar no tempo…

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*